O que a Educação tem a ver com a pobreza e exclusão?

O que a Educação tem a ver com a pobreza e exclusão?
Ou será: o que a pobreza e exclusão têm a ver com a Educação?

Afinal, de que Educação estamos falando?

Para Além da Educação se refere justamente a uma crítica e a uma reflexão contínua e consciente da educação que temos hoje no Brasil: uma educação voltada para os interesses capitalistas, que visa a formação utilitarista para o mercado de trabalho. “Para além” refere-se, então, a uma educação para a formação do ser, com princípios e valores universais.

A Educação deve ir além do caráter messiânico e também dominador. Ou seja, deve transpor a noção de neutralidade, contribuindo para a transformação social. Afinal, Educação é Social e Política.


sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente 2010

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente, no dia 5 de junho, para chamar a atenção dos cidadãos e promover ações voltadas para a conscientização e preservação ambiental.

"Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero." (http://www.unep.org/wed/2009/portuguese/evento.htm)

2010 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Biodiversidade, com a intenção de enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano bem como de reunir esforços para proteger a nossa biodiversidade, reduzindo suas perdas. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2010, com o tema "Muitas espécies, um planeta, um futuro", reflete a necessidade de conservação das espécies da fauna e da flora do nosso planeta para um futuro saudável e seguro para todos os seres vivos.


Como podemos contribuir para a preservação da vida no Planeta?
Dê sua sugestão e iremos construir juntos alternativas para amenizar o impacto da ação humana na nossa casa, o Planeta Terra.

Por: Naisa Carla Martins Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário