O que a Educação tem a ver com a pobreza e exclusão?

O que a Educação tem a ver com a pobreza e exclusão?
Ou será: o que a pobreza e exclusão têm a ver com a Educação?

Afinal, de que Educação estamos falando?

Para Além da Educação se refere justamente a uma crítica e a uma reflexão contínua e consciente da educação que temos hoje no Brasil: uma educação voltada para os interesses capitalistas, que visa a formação utilitarista para o mercado de trabalho. “Para além” refere-se, então, a uma educação para a formação do ser, com princípios e valores universais.

A Educação deve ir além do caráter messiânico e também dominador. Ou seja, deve transpor a noção de neutralidade, contribuindo para a transformação social. Afinal, Educação é Social e Política.


sábado, 5 de junho de 2010

Transformar valores morais em valores éticos. Essa é a verdadeira Transformação.


A Educação, baseada em valores éticos, permite ir além da manutenção do status quo. Seu papel é repensar a relação do eu com o mundo; é propiciar a formação de cidadãos/sujeitos éticos capazes de pensar criticamente, tornando suas reflexões em ações transformadoras para a construção de uma sociedade justa e solidária.

"...os países do Norte não compartilham com os que precisam. Mesmo quando temos mais do que o suficiente, temos medo de perder nossas riquezas, medo de compartilhá-las." SEVERN SUZUKI da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, durante a ECO 92 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente eo Desenvolvimento. 



http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

Por: Naisa Carla Martins Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário